Atlas da Joalheria

Atlas da Joalheria

Share this post

Atlas da Joalheria
Atlas da Joalheria
Inteligência Artificial e Joalheria

Inteligência Artificial e Joalheria

É possível aliar o artesanal ao tecnológico?

Avatar de Andrea Cravo
Andrea Cravo
jun 21, 2024
∙ Pago
9

Share this post

Atlas da Joalheria
Atlas da Joalheria
Inteligência Artificial e Joalheria
1
Partilhar

A joalheria possui o que temos de mais artesanal, muito do saber humano e de sua evolução cabe dentro de um objeto extremamente precioso, não só em termos materiais, mas no que é intangível.

O elemento obrigatório que vemos atrelado à uma joia é o ser humano. Não conhecemos a joalheria separada do contexto histórico, não existe joalheria sem emoção.

Ilustração de Annabel Briens

🛠️

Mais uma ferramenta?

Como tantos outros trabalhos, a joalheria se valeu das ferramentas que a acompanharam ao longo do trajeto humano. Instrumentos que nos permitiram criar nossos desejos e necessidades. Mas se não fosse a tecnologia, não haveríamos evoluído também em nosso ofício.

A inteligência artificial é ferramenta de meio, e não o fim. Dentro do nosso mercado, já incorporamos inúmeras tecnologias que melhoram os processos - ilustramos no software, soldamos a laser, imprimimos o protótipo 3D na resina. Economizamos e prevemos problemas em um serviço essencialmente feito por pessoas.

💻

Errar é humano

E é o errar que estamos tentando preservar aqui. Lutamos tanto para aniquilar qualquer falha que nos traria prejuízos, mas quando surge uma máquina que ameaça nossos erros, jogando na nossa cara que podemos ter tudo pasteurizado e reproduzido sem ter as nossas próprias mãos, não queremos. Não desejamos porque é o erro que nos torna criativos, é a tentativa que nos faz avançar nas criações.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Andrea Cravo
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar