Atlas da Joalheria

Atlas da Joalheria

Share this post

Atlas da Joalheria
Atlas da Joalheria
Como uma joalheria sobrevive ao tempo?

Como uma joalheria sobrevive ao tempo?

Os desafios de se manter relevante na instabilidade do mundo

Avatar de Andrea Cravo
Andrea Cravo
ago 06, 2024
∙ Pago
7

Share this post

Atlas da Joalheria
Atlas da Joalheria
Como uma joalheria sobrevive ao tempo?
Partilhar

Hoje vamos falar sobre como uma grande joalheria se adapta às mudanças. Escolhi a Van Cleef & Arpels, para percorreremos o caminho de uma maison desde o início até os dias de hoje, e se vocês quiserem, podemos fazer essa mesma análise com outras marcas em outras edições!

Antes, gostaria de reforçar que a newsletter do Atlas da Joalheria é 100% livre de anúncios e patrocínios!

Sketch Bracelete Manchette - Van Cleef & Arpels

Qualquer marca carrega o espírito do tempo da época em que foi criada, conta muito sobre o seu local de origem e os valores do fundadores. Apesar de toda essa bagagem inerente à identidade do negócio, a marca transita pelo mundo e está suscetível a tudo o que acontece - aqui ela precisa se adaptar e ajustar a rota levando em conta todos os seus princípios que são imutáveis, mas adaptáveis.

Muitos dos movimentos feitos pela maison ao longo de sua evolução a posicionaram como alta-joalheria internacional. A casa tem algumas características que foram decisivas para a Van Cleef & Arpels sobreviver e se manter relevante enquanto marca por mais de 120 anos.

Place Vendôme onde a joalheria estabeleceu seu primeiro endereço e permanece até hoje.

🧚‍♀️

Uma joalheria dos contos de fadas

Hoje vamos analisar a Van Cleef & Arpels e como ela construiu sua reputação ao longo do tempo.

Nascida da união de duas famílias de Amsterdã e Ghent, em 1895, a filha de um comerciante de pedras preciosas, Esther (conhecida como Estelle) Arpels, casou-se com Alfred Van Cleef, filho de um lapidário. O casamento gerou uma filha, Rachel, conhecida como Renée, que também faria parte da empresa. A partir do momento em que a assinatura Van Cleef & Arpels foi oficialmente registrada em 1906, filhos, cunhados, sobrinhos e esposas continuaram a entrar nos negócios da família. Isso explica muito dos valores que a maison perpetua até hoje: lealdade, experiência e transmissão do savoir-faire.

🏬

A experiência da compra

Por muitos anos, a única forma de comércio era através da venda física. Era na loja que a marca conseguia imprimir sua identidade para embasar a venda de um produto.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Andrea Cravo
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar