Como uma joalheria sobrevive ao tempo?
Os desafios de se manter relevante na instabilidade do mundo
Hoje vamos falar sobre como uma grande joalheria se adapta às mudanças. Escolhi a Van Cleef & Arpels, para percorreremos o caminho de uma maison desde o início até os dias de hoje, e se vocês quiserem, podemos fazer essa mesma análise com outras marcas em outras edições!
Antes, gostaria de reforçar que a newsletter do Atlas da Joalheria é 100% livre de anúncios e patrocínios!
Qualquer marca carrega o espírito do tempo da época em que foi criada, conta muito sobre o seu local de origem e os valores do fundadores. Apesar de toda essa bagagem inerente à identidade do negócio, a marca transita pelo mundo e está suscetível a tudo o que acontece - aqui ela precisa se adaptar e ajustar a rota levando em conta todos os seus princípios que são imutáveis, mas adaptáveis.
Muitos dos movimentos feitos pela maison ao longo de sua evolução a posicionaram como alta-joalheria internacional. A casa tem algumas características que foram decisivas para a Van Cleef & Arpels sobreviver e se manter relevante enquanto marca por mais de 120 anos.
🧚♀️
Uma joalheria dos contos de fadas
Hoje vamos analisar a Van Cleef & Arpels e como ela construiu sua reputação ao longo do tempo.
Nascida da união de duas famílias de Amsterdã e Ghent, em 1895, a filha de um comerciante de pedras preciosas, Esther (conhecida como Estelle) Arpels, casou-se com Alfred Van Cleef, filho de um lapidário. O casamento gerou uma filha, Rachel, conhecida como Renée, que também faria parte da empresa. A partir do momento em que a assinatura Van Cleef & Arpels foi oficialmente registrada em 1906, filhos, cunhados, sobrinhos e esposas continuaram a entrar nos negócios da família. Isso explica muito dos valores que a maison perpetua até hoje: lealdade, experiência e transmissão do savoir-faire.
🏬
A experiência da compra
Por muitos anos, a única forma de comércio era através da venda física. Era na loja que a marca conseguia imprimir sua identidade para embasar a venda de um produto.