Atlas da Joalheria

Atlas da Joalheria

Share this post

Atlas da Joalheria
Atlas da Joalheria
Como surgiram as marcas na joalheria?

Como surgiram as marcas na joalheria?

Sobre a necessidade de se diferenciar das cópias.

Avatar de Andrea Cravo
Andrea Cravo
jul 23, 2024
∙ Pago
8

Share this post

Atlas da Joalheria
Atlas da Joalheria
Como surgiram as marcas na joalheria?
Partilhar

🦴

Lá no princípio

Os primeiros registros de um acessório datam de 30.000 a.C. Começamos a pendurar ossos em fibras para mostrar que éramos melhores caçadores e assim poderíamos formar uma família que sobreviveria e se reproduziria. Nesse ponto, quanto maior o osso pendurado, mais forte e corajoso era o chefe da família.

A joia ocupa um espaço de diferenciação desde o início da sua criação, o que nos mostra o seu grande potencial emocional e intangível. A partir do momento em que o homem descobre o ouro, um metal brilhante, da cor do sol e de difícil acesso, passamos a atribuir valor para a joia.

Enquanto isso evoluímos nas habilidades manuais, aprendemos a fundir o metal, trabalhá-lo em técnicas diversas e lapidar pedras. Cada civilização desenvolvia uma artesania e trocava com outros povos de áreas vizinhas. Nesse ponto começamos a ter necessidade de identificar quem teria feito cada peça, e assim em 3.500 a.C. lá na Suméria, surgiram os sinetes para comprovar a procedência do objeto.

As marcas são formadas por pessoas, e mesmo em um sistema de comércio muito simples, os registros começaram cedo. Se antigamente existia um artesão por vila, com o aumento dos profissionais, as aptidões também eram distintas. Quanto mais aprimorada se torna uma habilidade, maior é o prestígio do ourives.

Assim, os registros de quem produziu passariam de simples nomes para marcas de confiança, que foram desenvolvidas para criar diferenças entre os produtos. Aqui é importante falar que grande parte desse movimento pela busca da autoria dos produtos foi motivado pelas cópias e falsificações.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Andrea Cravo
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar